domingo, 27 de fevereiro de 2011


Domínio Público

          
Estão disponíveis no portal Domínio Público do Ministério da Educação a Coleção Educadores, com 62 títulos, e a Coleção História Geral da África, com oito volumes. Concluídas em novembro de 2010, as obras são dirigidas aos professores da Educação Básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes, mas o acesso é livre no portal.

Acessem: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp http:/



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Piso do Magistério


Piso do magistério será reajustado em 15,85%
O piso salarial do magistério deve ser reajustado em 15,85%. A correção reflete a variação ocorrida no valor mínimo nacional por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2010, em relação ao valor de 2009. E eleva a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187,00.
De acordo com o MEC, a nova remuneração está assegurada pela Constituição Federal e deve ser acatada em todo o território nacional pelas redes educacionais públicas, municipais, estaduais e particulares.
Com relação à reivindicação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de aplicação do reajuste em abril, o MEC observa que o aumento é determinado de acordo com a definição do custo por aluno estabelecido pela Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007 [Lei do Fundeb], no início de cada ano.
O MEC aprova resolução da Comissão Intergovernamental para Financiamento da Educação de Qualidade, que atenua os critérios para permitir a prefeituras e a governos estaduais complementar o orçamento com verbas federais e cumprir a determinação do piso da magistratura. A comissão é integrada também pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Critérios — Os novos critérios exigidos de estados e municípios para pedido de recursos federais destinados ao cumprimento do piso salarial do magistério abrangem: aplicar 25% das receitas na manutenção e no desenvolvimento do ensino; preencher o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope); cumprir o regime de gestão plena dos recursos vinculados para manutenção e desenvolvimento do ensino; dispor de plano de carreira para o magistério, com lei específica e demonstrar cabalmente o impacto da lei do piso nos recursos do estado ou município. Leia

Fonte: Imprensa SEB < informativo@mec.gov.br >

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PROINFO INTEGRADO

O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologias Educacional congrega um conjunto de ações formativas, articulando à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais. Visa promover a inclusão digital de professores e gestores das escolas públicas, com vistas a dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, para melhoria da qualidade da Educação Básica. Ações deste programa desenvolvidas à  nível de Estado: 
              ·        Curso de Introdução à Educação Digital (40h)
       ·      Curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com  as   TICs (100h)
       ·     Elaboração de Projetos (40h)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ProInfo


 PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação, criado pela Portaria nº 522 de 09 de abril de 1997, executado  no âmbito do Ministério da Educação, para promover o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação nas redes públicas de Educação Básica. Em 2007, a Secretaria de Educação à Distância, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE promoveu a revisão e estruturação deste Programa, através do Decreto nº 6.300 de 12 de dezembro de 2007, passando ao titulo de Programa Nacional de Tecnologias Educacional. Neste novo contexto, tem como objetivo a integração e articulação de três componentes:
1-     Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas públicas.
2-     Capacitação de professores, gestores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das tecnologias.
3-     Oferta de conteúdos educacionais multimídias e digitais, disponibilizados pela SEED/MEC, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola, etc.
           A implementação deste programa ocorre mediante parceria estabelecida entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, de forma que sua efetivação depende da responsabilidade de cada Esfera Administrativa.

Um pouco deste BLOG


Este BLOG foi criado como atividade avaliativa, no Curso de Especialização em Tecnologias na Educação, pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC / RIO, que tive a oportunidade de concluir no mês de dezembro passado. Este Curso foi muito significativo para minha experiência profissional. Além da dinâmica equipe de Coordenadores e professores conteudistas, tive como tutor o professor Carlos Eduardo Nunes, que de forma eficiente nos orientou para que mesmo à distância, pudéssemos construir muitos conhecimentos juntos.
           Com relação a Cursos de Formação Continuada através da modalidade de ensino á distância, representa um avanço significativo principalmente para Educação, pois rompe as barreiras de espaço e tempo, viabiliza relações de troca de informações e conhecimentos, através da acessibilidade aos diferentes recursos tecnológicos  e midiáticos no processo da interatividade dos ambientes virtuais. Lendo um texto da Professora Vani Kenski (Doutora da Faculdade de Educação, da USP), ela afirma que: “Aquilo que, na cultura tradicional, é chamado de educação à distância, nós chamamos de educação sem distância". Essa afirmação se fundamenta nas diversas pesquisas que comprovam a eficácia do ensino á distância. 
              Mediante os conhecimentos construidos, e o desafio do uso das tecnologias no cotidiano escolar, desejo tornar este blog em um espaço de interação de saberes, entre professores, alunos e pessoas interessadas em contribuir para a inclusão das diferentes tecnologias na prática pedagógica de nossas escolas.