A Construção do conhecimento e as novas tecnologias
Entendemos o conhecimento como algo que é construído pelo sujeito em interação com o mundo dos objetos e das pessoas. No momento atual, a educação enfrenta desafios que nos motiva a repensarmos nossa postura, e ao mesmo tempo nos condiciona a recriar uma prática que articule os interesses e necessidades do aluno, revendo o contexto e realidade do mundo moderno.
Nesta perspectiva, a melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade moderna, com autonomia para buscar novas compreensões por meio da produção de idéias e ações criativas e colaborativas. O uso das tecnologias na escola impulsiona a abertura desses espaços de interações, articulando as diferentes formas de linguagens, que contribuem para a integração entre pessoas e objetos de conhecimentos e aprendizagem.
A escola como instituição mediadora dos processos sociais, precisa aprofundar as discussões sobre a importância das tecnologias na educação, pois sabemos que a mudança é um processo lento, principalmente na educação, e a inclusão desses recursos não é algo que aconteça de imediato, é preciso repensar a forma de aprender e ensinar, traduzindo novas práticas ao olhar de novas formas de aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário